NOSSA HISTÓRIA

A Associação dos Municípios da Região Central do Estado - AMCENTRO foi fundada em 24 de novembro de 1992. A primeira reunião foi realizada nas dependências do Centro Desportivo Municipal, onde a pauta principal foi a criação de uma nova Associação de Municípios, oriunda da fusão entre as Associações do Vale do Jaguari e do Jacuí Centro. Após a abertura da reunião, os ex-presidentes ouviram todos os presentes e colocaram em pauta a elaboração do primeiro estatuto, o qual foi aprovado por unanimidade.

Durante a primeira reunião ficou definida a Diretoria Transitória, composta pelos Prefeitos: Walmir Dressler, do Município de São Pedro do Sul, como Presidente; Irineo Mariotto, do Município de Ivorá, como 1º Presidente e Evandro Behr, do Município de Santa Maria, como 2º Presidente, sendo o mandato desta diretoria encerrado em 31 de dezembro de 1992, quando convocariam a Assembleia Geral para eleição da Nova Diretoria da AMCENTRO.

Atualmente, a AMCENTRO é composta por 33 municípios, sendo eles: Agudo, Cacequi, Cachoeira do Sul, Capão do Cipó, Dilermando de Aguiar, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Itaara, Ivorá, Jaguari, Jari, Júlio de Castilhos, Mata, Nova Esperança do Sul, Nova Palma, Paraíso do Sul, Pinhal Grande, Quevedos, Restinga Sêca, Santa Maria, Santiago, São Francisco de Assis, São João do Polêsine, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicente do Sul, Silveira Martins, Toropi, Tupanciretã, Unistalda e Vila Nova do Sul.

A AMCENTRO é representatividade regional dos municípios, os quais, juntos, detêm maior força para buscar o atendimento de suas demandas comuns e a busca de crescimento e desenvolvimento e todos.