RELATOS

20 Agosto 2020

No dia 20 de Agosto / 2020, foi realizada a reunião online, da área da Agricultura da AMCENTRO. Participaram: Presidente Geraldo Sandri, da Emater/ Secretários Municipais de Agricultura, Presidente da AMCENTRO Prefeito Carlos Augusto Brum de Souza,  Coordenadoria Regional da SEAPDR, Chefe do Gabinete do Secretário Covatti Filho, Presidentes dos Coredes Central, Vale do Jaguari e Jacui Centro e os Gerentes da EMATER/RS da Regional Santa Maria.

A Sra. Nereida Omizzolo Giacomini / AMCENTRO, realizou a abertura da reunião e a seguir a coordenação da reunião foi realizada pelo Secretário de Agricultura de São Vicente do Sul: Gustavo Charão Cardoso, neste dia substituindo o Coord. da Pasta Alexandre Nadalon. O Presidente da AMCENTRO, agradeceu a participação de todos,  e solicitou um posicionamento individual dos municípios  que compõe a AMCENTRO, referente a liberação de Rodeios,  neste moimento de Pandemia,  que ele considera muito preocupante. A pauta da reunião:  A apresentação de Programas  e Projetos  da SEAPDR  do Estado e Região pelo Chefe de Gabinete Erli Teixeira, que apresentou a estrutura de atuação da Secretaria e os projetos e programas que visam o desenvolvimento do agronegócio, da agricultura familiar e dos públicos especiais  no Estado. O Coordenador Regional Celso Carvalho apresentou a estrutura técnica e administrativa da Coordenadoria Regional, colocando o trabalho de todos à disposição dos municípios.

O presidente Geraldo Sandri falou sobre a importância da entidade para o desenvolvimento rural no Estado, os problemas estruturais enfrentados e de orçamento, bem como os avanços no novo contrato entre a EMATER/RS e o Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural-SEAPDR, o que garantirá a manutenção dos serviços de ATERS a milhares de famílias rurais, por mais 5 anos.

A Gerente Regional Regina Hernandes parabenizou o Presidente da AM centro Carlos Augusto Brum de Souza, pela reunião e destacou que a soma de esforços das administrações municipais com os escritórios  municipais tem sido fundamentais para   uma efetiva prestação de serviços de assistência Técnica e extensão rural ás famílias rurais e agradeceu a todas as instituições parceiras o grande apoio recebido durante a sua gestão e do  gerente adjunto José Renato Cadó. “Sucesso é sinônimo de trabalho coletivo”  disse ela.

Na sequencia, manifestaram-se os presidentes dos Coredes Central e do Vale do Jaguari a respeito da Consulta Popular 2020 e dos recursos a ela destinados, que são na ordem de 10 milhões para todos os Coredes e a necessidade da aplicação destes recursos para viabilizar projetos regionais.

O Presidente do Corede Central Caio Jordão, apresentou proposta aos municípios para aplicação dos recursos da Consulta Popular deste ano, em torno 350 mil reais no projeto de construção de  uma Central de Abastecimento Regional–  (unidade de apoio a distribuição de alimentos da agricultura familiar).

O objetivo da construção do prédio é o de permitir o recolhimento e armazenamento dos produtos das agricultura familiar para o acesso ao mercado institucional, principalmente em Santa Maria, via UNICENTRAL -  Central de Cooperativas da Agricultura Familiar, de forma que  a mesma represente suas cooperativas singulares associadas, auxiliando na dinamização do mercado local e regional e contribuindo para a geração de empregos, reprodução social das unidades de produção e a permanência/retorno  dos jovens ao campo.

Renato Cadó, Gerente Adjunto da EMATER/RS-ASCAR ressaltou a importância da proposta  dizendo que a garantia de um local para recebimento ,  armazenamento e distribuição dos produtos das cooperativas associadas através da UNICENTRAL irá favorecer a agricultura familiar de toda a região.

Os Secretários de Agricultura presentes, manifestaram o desejo dos produtores, de que, a Portaria 93/2020, seja regulamentada de forma permanente, esta portaria permite que as Agroindústrias regulamentadas pelo SIM,   vendam seus produtos para os demais municípios ( e não somente no município, em que a Agroindústria está presente); o representante do Sec. Covatti Filho, falou que isto é um anseio também do Secretário, mas que é necessário realizar um movimento e uma solicitação oficial ao Governo do Estado para que possamos avançar.

Também foi perguntado a EMATER, se com a aposentadoria da atual Gerente Regional, haverá alguma mudança ou troca de pessoal  na EMATER, foi informado que por enquanto não teremos alterações.

Outro assunto informado pelos representantes dos COREDES, é que o recurso devido referente aos anos 2018 e 2019, será pago a partir de 2021.